1. Reserve sempre um mesmo período do dia para as tarefas escolares
Esforçando-se para não alterar seu horário de estudo. Isso ajudará a criar um hábito de trabalho em casa. Peça que algum familiar atenda o telefone, avisando que você está ocupado. Se a ligação for para você, diga que telefonará logo que possível.

2. Procure um canto sossegado para estudar
Verifique se todo o material de que precisa está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim.

3. Organize uma sequência de trabalho
Isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida, e assim por diante, de acordo com as necessidades. As tarefas para o dia seguinte devem ser prioritárias.

4. No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minutos
Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Depois, volte e retome o trabalho.

5. Concentre-se em uma tarefa de cada vez
Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra.

6. Acostume-se a prestar atenção no tempo que está gastando para fazer suas tarefas
Cada pessoa tem seu ritmo próprio. Não se compare aos outros, mas veja se não está perdendo tempo à toa.

7. Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser ensinado
Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, porque, desse jeito, você só descobrirá dúvidas quando não houver mais tempo de pedir auxílio ao professor.

8. Evite fazer “visitas” à geladeira durante o horário de estudos
Estude antes ou depois do lanche. Aquela sede, aquela fome, ou a súbita vontade de ir ao banheiro – tudo isso é desculpa para não se concentrar.

9. Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, como os adultos
É uma responsabilidade igual à de seus pais, em suas atividades profissionais. Como qualquer adulto, você tem que trabalhar todos os dias. Além de aprender, você está se preparando para a sua vida de adulto.

“Moderno Guia de Estudos”
Pedro Bandeira e Douglas Tufano